Ministério da Agricultura e governo do Reino Unido anunciam investimento contra mudança climática

(Foto: Pixabay)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Ministério do Meio Ambiente do Reino Unido e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram o investimento de R$150 milhões para financiar a capacitação de pequenos e médios produtores em agricultura de baixa emissão de carbono.

A capacitação dos produtores faz parte do projeto Rural Sustentável, em que agricultores são compensados por suas práticas sustentáveis e o investimento em tecnologias de baixa emissão.

Na primeira fase do projeto, 10.700 produtores de sete estados em áreas da Amazônia (Mato Grosso, Rondônia e Pará) e de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia) foram capacitados.

Para a segunda fase do programa, serão selecionados produtores nos municípios com Cerrado e Caatinga. O objetivo é reduzir a emissão de até 10.71 milhões de toneladas de carbono nos próximos 20 anos.

Segundo o cônsul britânico do Rio de Janeiro, Simon Wood, o Reino Unido está investindo em projetos para combater o desmatamento e impulsionar o reflorestamento no Brasil, pelo país abrigar um terço das florestas tropicais do mundo e ser um importante agente na mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

** Com informações do BID