Pesquisadores criam fertilizante que libera água e nutrientes na lavoura

(Foto: Malu Tinoco/ Embrapa)

Pesquisadores de nanotecnologia da Embrapa desenvolveram um fertilizante à base de hidrogel capaz de liberar gradualmente água e nutrientes na lavoura.

Chamado de Fertgel, o produto utiliza nanotecnologia para racionalizar o uso de nutrientes. Com isso, reduz as perdas geradas por carreamento, que provocam impactos ambientais e financeiros, aumenta os intervalos de irrigação e reduz o custo de produção pela metade.

Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, José Manoel Marconcini, a nova fórmula usa argilomineral para aumentar a capacidade do hidrogel de armazenar água, carregar nutrientes e liberá-los no solo.

Atualmente, o uso de hidrogel na agricultura está apenas relacionado ao fornecimento de água em períodos de seca, com a finalidade de aumentar o intervalo de irrigação.

Em ensaios preliminares, o novo fertilizante demonstrou absorver até mil vezes o seu peso em água, enquanto hidrogéis convencionais são capazes de armazenar entre 200 e 400 vezes o próprio peso em água.

O Fertgel pode ser aplicado em culturas anuais e sazonais de lavouras de pequeno ou grande porte. Ele poderá ser usado na produção de mudas, aditivo de substratos, hortaliças, por exemplo.

** Com informações da Embrapa