Primeira fazenda urbana do Brasil é inaugurada em Curitiba

fazenda urbana em curitiba
(Foto: Dviulgação)

A Fazenda Urbana do Cajuru foi inaugurada em Curitiba (PR). A iniciativa é pioneira no país e  pretende divulgar as práticas e técnicas da agricultura urbana e organização comunitária com base no ciclo de alimentos.

Com um espaço de 4.435 m², a fazenda vai produzir temperos, legumes e verduras sem o uso de agrotóxicos. Também terá composteiras, estufas de mudas, caixas com abelhas nativas sem ferrão do projeto Jardins de Mel, espaços para a criação de pequenos animais, salas de aula e um miniauditório.

No espaço, a prefeitura promoverá cursos, seminários, experiências com plantios, treinamentos e intercâmbios em agricultura urbana.

“Através da prática da agricultura urbana sustentável, este espaço da Prefeitura irá proporcionar uma experiência vivencial nas principais etapas do ciclo alimentar, desde o simples plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, disse o prefeito Rafael Greca.

A Fazenda Urbana será mantida com o uso de energia solar e eólica, reaproveitamento de água de chuva para a irrigação, e bioenergia, para estimular o conceito de economia sustentável da capital e da Região Metropolitana.

Novas tecnologias serão testadas na Fazenda Urbana e um edital de chamamento público está aberto para pesquisadores, universidades e startups que quiserem validar no local produtos e soluções agrícolas inovadores. Para saber mais, clique aqui.