Produção sustentável é destaque em encontro de ministros

(Foto: Ministério da Agricultura)

Ministros da agricultura do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia assinaram nove declarações, que incluem temas estratégicos, como mudanças climáticas, apicultura e produção sustentável, durante a Reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS).

A ministra Tereza Cristina afirmou que a produção sustentável é uma preocupação dos países e hoje, é uma maior no bloco.

O ministro de Agricultura do Chile, Antonio Walker, também destacou a importância da sustentabilidade no setor. “Queremos seguir abrindo mercado, produzindo alimentos saudáveis com uma agricultura sustentável”.

O foco do bloco no próximo ano será o cooperativismo, que possui uma forte presença de pequenos produtores e da agricultura familiar.

“A única forma de transformar o pequeno produtor em grande é trabalhar em equipe e romper o individualismo para que ele tenha volume, economia de escala e possa se incorporar ao mercado internacional”, destacou Walker.

O CAS é um fórum de consulta e coordenação de ações regionais, integrado pelos ministros de agricultura dos cinco países, para definir prioridades da agenda agropecuária e adotar posições sobre temas de interesse regional.

** Com informações do MAPA