Santa Catarina lança programa de incentivo à produção sustentável

agricultores colocando uma muda de planta
(Foto: Freepik)

O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Gouvêa, apresentaram o Programa Agroconsciente, nova diretriz estadual para desenvolver políticas públicas e ações voltadas para o setor agropecuário catarinense.

A apresentação aconteceu durante o evento de comemoração de 20 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O nome AgroConsciente é um compromisso de todo o setor para que haja mais responsabilidade na produção de alimentos e isso envolve todos os elos da cadeia produtiva. 

“Não estamos falando apenas orgânicos. Nossa intenção é envolver todo o agronegócio, aqueles que produzem alimentos de forma convencional, os pecuaristas e os produtores de grãos”, disse Gouvêa.

A iniciativa alinhará programas já existentes para gerar mais renda aos produtores, oferecer segurança alimentar à população e minimizar os impactos ao meio ambiente.

Para o governador, é necessário “fazer com que a produção mais consciente chegue a todos os lugares”. O projeto “é um incentivo à tecnologia e à pesquisa para que o nosso produtor tenha condição de se proteger e trazer alimentos seguros à mesa do consumidor, com mais valor agregado”.

Além do Programa AgroConsciente, o Epagri também lançou, no evento, o Tomatorg, um sistema de produção de tomate orgânico. A tecnologia aborda diversos assuntos, como produção em abrigos, adubação com base em composto orgânico, enxertia, uso de biofertilizantes e de agentes de controle biológico.

** Com informações da Epagri