Amazon inaugura primeiro supermercado de alimentos frescos

amazon Go Grocery
(Foto: Divulgação Amazon)

Para aumentar sua presença em pontos físicos, a Amazon inaugurou o Amazon Go Grocery, o seu primeiro supermercado sem caixas e que vende alimentos frescos.

Para fazer compras na nova loja, os clientes terão que se cadastrar no sistema a partir de um aplicativo de smartphone. Sensores no teto e nas câmeras vão registrar os itens escolhidos pelos clientes, fazendo a cobrança automaticamente depois que eles saírem da loja.

O sistema ainda permitirá o registro de vários membros de uma família na mesma conta. Entretanto, os consumidores não deverão ajudar outras pessoas a pegarem um item, pois poderão ser cobrados, já que o sistema reconhece o cliente e não a cesta em que os itens serão colocados.

Localizada em Seattle (EUA), a nova unidade é cinco vezes maior que as lojas de conveniência Amazon Go, mas tem apenas um terço do tamanho do Whole Foods, rede que foi comprada pela gigante de tecnologia em 2017.

Hoje, a Amazon responde por cerca de 4% do mercado americano de supermercados, incluindo o Whole Foods. As lojas físicas corresponderam por US$4,3 bilhões em receitas no quarto trimestre de 2019, uma redução de 1% em relação ao mesmo período de 2018.