Cooperativa de orgânicos aumenta faturamento durante a crise

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A Cooperativa Cores da Terra, associação de produtores orgânicos certificados e em processo de certificação, aumentou o seu faturamento desde a segunda quinzena de março, quando teve início o isolamento social no país.

Fundada em maio de 2019 em Cascavel (PR), a cooperativa possui três canais de venda: por assinatura, com envio cestas de produtos orgânicos; via aplicativos, redes sociais e site onde os clientes podem encomendar alimentos, e por meio de parceiros que cedem os estabelecimentos para servir como pontos de venda e distribuição.

Com as medidas de contenção do avanço da Covid-19, os produtores projetaram uma queda de assinantes no clube e a redução das vendas por aplicativos. Porém, ao contrário das previsões, a Cooperativa se deparou com outra realidade.

“Logo, nos primeiros dias das medidas sanitárias, começamos a buscar espaço de venda em redes de supermercados para conseguir escoar a produção que não teria saída nos nossos canais estabelecidos. Já tínhamos inserção em duas grandes redes em Cascavel e uma em Toledo e agora estamos prestes a inaugurar uma nova parceria, com outra rede local. Além disso, tivemos um aumento de 20% nas assinaturas das cestas e tudo somou para aumentarmos as vendas”, relata Silvana Prestes de Campos, diretora da Cores da Terra.

Diante do aumento nas vendas, a Cooperativa precisou adotar novas estratégias. Hoje, além de receber e comercializar os orgânicos dos treze cooperados ativos, passou a abrir espaço para outros quatro produtores escoarem sua produção.

Para o segundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, a cooperativa é um exemplo de como é importante planejar alternativas diante de uma situação adversa.

“Os produtores associados à Cooperativa Cores da Terra poderiam ter se desmotivado nos primeiros momentos de indecisão e ter queda nas vendas. Mas, como o produto é orgânico, perecível e não pode ter a produção interrompida de uma hora para outra, os cooperados se uniram para fortalecer os negócios. Em meio à crise, não só conquistaram novos mercados, como atraíram clientes e até possíveis novos cooperados”, analisa.