Embrapa leva projeto de sustentabilidade para fazendas no Pantanal

(Foto: Organics Brasil)

A Embrapa Pantanal deu início, no Mato Grosso, ao Projeto FPS – Fazendas Pantaneiras Sustentáveis, uma iniciativa multidisciplinar que elabora diagnósticos das fazendas e mensura o nível de sustentabilidade de cada uma.

Em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Senar-MT, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicatos Rurais de municípios mato-grossenses e outros parceiros, a iniciativa tem adesão voluntária dos produtores.

Em sua fase inicial, 12 propriedades aplicarão a ferramenta, para aprimorar os aspectos econômicos, produtivos, sociais e ambientais das fazendas pantaneiras. As ações devem acontecer durante cinco anos.

O programa pretende regularizar as propriedades, aumentar a eficiência, competitividade e rentabilidade do sistema, que podem levar a valorização dos produtos, promover serviços ambientais, entre outros.

Estão previstas atividades oferecidas de forma gratuita como assistência técnica, apoio ao gerenciamento da fazenda, capacitação e treinamento dos funcionários, orientação em relação a leis e linhas de crédito, consultoria e implementação de tecnologias da Embrapa.

** Com informações da Embrapa