Empresários lançam desafio de desenvolvimento sustentável na Amazônia

(Foto: Pixabay)

Organizações ambientais e empresários brasileiros lançaram o “Amazônia Possível”, um desafio para estimular o desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

A iniciativa propõe que o setor empresarial seja mais ativo para combater a ilegalidade nas suas cadeias de produção, conter o desmatamento da Amazônia, ao mesmo tempo que abre caminho para o desenvolvimento econômico. 

Entre os participantes do grupo estão: Marcelo Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Guilherme Leal, co-fundador da Natura e integrante do Conselho do Pacto Global da ONU, e o cientista da USP, Carlos Nobre. 

“As ruas estão mostrando pra gente que a crise climática é gravíssima e o trato dela, inadiável. O que nos traz aqui é a gravidade do presente, não só da Amazônia, mas do globo como um todo. Sabemos quão importante é a Amazônia para o Brasil, para a América do Sul e para o globo de maneira mais ampla. Sabemos da influência que uma degradação pode criar seja para o agronegócio, para geração de emprego e renda”, afirmou Leal.

O ministro Ricardo Salles destacou, durante o evento, destacou que a Amazônia é o tesouro do Brasil e a proteção ambiental com desenvolvimento econômico é o ponto-chave para a região. Entretanto, Salles não disse como o governo poderia ajudar na proposta.

** Com informações do Estado de S.Paulo