Banco do Brasil está no Top 10 das empresas mais sustentáveis do planeta

(Foto: Fernando Bizerra/ Agência Senado)

O Banco do Brasil foi eleito a nona grande corporação mais sustentável do mundo e a primeira do Brasil pela empresa de pesquisas Corporate Kings. O ranking Global 100, divulgado durante o Fórum Econômico Mundial, avaliou 7.395 empresas com receita anual superior a US$1 bilhão por ano.

Das 100 empresas do ranking, apenas três são da América Latina e todas são brasileiras. O Banco do Brasil recebeu a nota de 81,72% e caiu uma posição em relação à edição anterior.

Além da instituição financeira, também estão na lista a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) em 19º lugar e a Natura Cosméticos em 30º lugar. As empresas tiveram as notas 76,35% e 73,91%, respectivamente.

O ranking foi liderado pelo Ørsted, empresa dinamarquesa que transformou o seu negócio de combustíveis fósseis em fornecedor de energia renovável nos últimos 10 anos.

A empresa, que produziu 85% de sua energia a partir de combustíveis fósseis e 15% a partir de energias renováveis, reverteu essa proporção e tem como meta “tornar-se essencialmente neutra em carbono” até 2025.

Segundo a Corporate Kings, as companhias no ranking mostram que a percepção de que questões ambientais, sociais e de governança são irrelevantes no desempenho financeiro de uma companhia está desatualizada.

“As evidências mostram que considerar as questões de sustentabilidade não é um dreno nos ganhos – e, de fato, melhora o desempenho”, afirma a empresa canadense em nota.

Outro importante fator é o aumento da consciência dos investidores sobre a importância da crise climática, da escassez de água, saúde e segurança na cadeia de suprimentos, além da escravidão moderna e a corrupção nos seus resultados finais.

As 10 companhias mais sustentáveis são:

1 – Orsted A/S (Dinamarca)

2 – Chr. Hansen Holding (Dinamarca)

3 – Neste Oyt (Finlândia)

4 – Cisco Systems Inc (EUA)

5 – Autodesk Inc (EUA)

6 – Novozymes A/S (Dinamarca)

7 – ING Groep NV (Holanda)

8 – Enel SpA (Itália)

9 – Banco do Brasil

10 – Algonquin Power & Utilities Corp (Canadá)

O ranking Global 100 está disponível na íntegra em: https://www.corporateknights.com