O Boticário é a primeira grande empresa de cosméticos a receber certificação orgânica

(Foto: Divulgação)

O Boticário recebeu a certificação Ecocert, tornando-se a primeira grande empresa de cosméticos brasileira a ser certificada. Os primeiros produtos da linha de produtos orgânicos, a Nativa SPA Orgânico, deve chegar aos mercados em outubro.

Responsável pela certificação orgânica dos cosméticos, a Ecocert certificou a planta da empresa em São José dos Pinhais, no Paraná. A certificação, feita em duas etapas rigorosas, incluiu, a rastreabilidade dos insumos e a auditoria da fábrica para verificar os processos de fabricação da linha, desde o recebimento de sua matéria-prima até o processo de expedição do produto envasado.

A propriedade passou por uma reformulação e adaptação em todas as etapas de produção, conta Paulo Roseiro diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca. “Por orientação da certificadora, as matérias-primas orgânicas precisam ficar em local separado das demais. Além disso, a pesagem delas é feita em um ambiente exclusivo, para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada. Na área de fabricação até a higienização de reatores e utensílios precisa ser específica para esse tipo de produto, conforme aprovado pelo referencial Cosmos”, disse o executivo.

O Boticário já conta com o selo Beauty Without Bunnies da certificadora People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), reconhecida organização de direitos dos animais. Em 2019, a marca conquistou também a aprovação pelo programa Leaping Bunny, que estabelece padrões cruelty free superiores aos exigidos pela legislação.