Coca-Cola é a maior produtora de lixo plástico no mundo

(Foto: Jordan Whitfield/ Unsplash)

Novo levantamento do Greenpeace, em parceria com o movimento Break Free From Plastic, revela que a Cola-Cola, a PepsiCo e a Nestlé são responsáveis por 14% do lixo plástico de marcas encontrado no mundo.

Embalagens da Coca foram encontradas em 40 países e mais de 75% dos 239 pontos de limpeza encontraram produtos da marca nas margens das praias, nos parques e nas ruas. A marca é a única entre os três primeiros sujões poluidores em seis continentes, por isso considerada a maior poluidora de lixo, e sem consequências, o que é lamentável.

Em seguida no ranking estão: PepsiCo, Nestlé, Danone, Mondelez International, Procter & Gamble (P&G), Unilever, Perfetti van Melle, Mars Incorporated, e Colgate-Palmolive.

O estudo analisou 187 mil peças  coletados em 42 países, durante nove meses, para avaliar como grandes corporações contribuem para a poluição global de plásticos.

Em relação ao tipo mais comum de plástico, o poliestireno – utilizado em embalagens e copos de café – foi o mais encontrado, seguido pelo PET.

Recentemente, a Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé assumiram compromissos sobre as suas embalagens para 2025. A Coca-Cola se comprometeu a coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma que vender até 2030.

Procuradas pela Reuters, a Nestlé informou que está trabalhando para eliminar o uso de plástico não reciclável. A PepsiCo não comentou o assunto.

O relatório pode ser acessado na íntegra (em inglês): https://www.breakfreefromplastic.org/globalbrandauditreport2018/

** Com informações do Greenpeace e da Reuters