Financiamento para energia solar de placas fotovoltaicas

(Foto: Pixabay)

Com taxas a partir de 1,56% a.m., são voltados apenas às pessoas físicas que pretendem adquirir um equipamento de energia solar e o valor mínimo da operação é de R$ 5 mil. Os prazos de pagamento variam entre 12 e 60 meses.

“ O mercado de energia solar residencial está próximo de atingir o ponto de inflexão no Brasil, com potencial superior a 6 milhões de residências. A parceria com o Portal Solar nos dará a escala e expertise necessárias para nos posicionarmos nesse novo segmento”, disse o diretor executivo de Varejo, Marketing e Inovação Digital do Banco Votorantim, Gabriel Ferreira.

O sistema fotovoltaico de uma casa gira em torno de R$ 24 mil e o retorno por meio da economia de energia, em cinco anos. A vida útil dos equipamentos é de cerca de 25 anos.

A China é o maior mercado, com um total de mais de 78 GW de energia solar instalada, seguido por: Japão, 42,8 GW; Alemanha, 41,2 GW; Estados Unidos, 40,3 GW; e Itália, 19,3 GW.

O Brasil é um dos países do mundo com maior potencial de crescimento neste setor devido à alta irradiação solar anual, mas possui menos de 1 GW de capacidade instalada.