Garnier lança iniciativa para reduzir radicalmente seu impacto ambiental

Garnier Green Beauty
(Foto: Reprodução Garnier)

A marca de beleza global Garnier lança o Green Beauty, uma abordagem para transformar todas as etapas da cadeia de valor da marca com a adoção de práticas mais sustentáveis e reduzir ou erradicar o impacto ambiental da empresa até 2025.

A iniciativa inclui metas em quatro áreas: plástico e embalagens; produtos e fórmulas; fábricas; e fornecimento solidário.  São elas:

  • Todas as embalagens serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 e serão feitas com zero plástico virgem, o que economizará 37 mil toneladas de plástico por ano.
  • Todos os ingredientes renováveis e à base de plantas terão origem sustentável até 2022
  • 100% dos novos produtos terão um perfil ambiental aprimorado até 2025
  • As instalações industriais serão 100% neutras em carbono até 2025, através do uso de energia renovável
  • Até 2025, a Garnier terá capacitado 800 comunidades em todo o mundo como parte do nosso programa de Fornecimento Solidário.

No Brasil, todas as embalagens da marca já possuem certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council). A partir de 2021, as caixas terão 30% de papel reciclado. Atualmente 20% da embalagem da Água Micelar Garnier, por exemplo, é feita com plástico reciclável, o que representa uma redução de 3,4 toneladas de plásticos produzidos em 2020. O objetivo é chegar a 100% até 2022.

Todas as unidades da L´Oréal no país utilizam 100% de energia renovável e, até o fim de 2020, a L´Oréal Brasil se tornará carbono neutro. Além disso, a pegada sustentável de todos os produtos, novos ou renovados foi melhorada com a implementação de uma ferramenta que leva em conta a biodegradabilidade, uso de ingredientes naturais, entre outros.

A Iniciativa Green Beauty também ajudará os consumidores a fazerem uma escolha mais sustentável. A Garnier será a primeira marca a implementar uma Rotulagem de Impacto Ambiental e Social, em que informará os consumidores sobre o impacto ambiental e social de seus produtos.

A empresa também fez uma parceria com as ONGs Ocean Conservancy e Plastics For Change para ajudar a combater o impacto da poluição por plásticos. A Garnier se juntou à Aliança Trash Free Seas (Mares Sem Lixo), para identificar maneiras inovadoras de reduzir/redesenhar as embalagens plásticas e interromper o fluxo de poluição plástica nos oceanos. E apoiará o desenvolvimento holístico das comunidades de catadores na Índia com a Plastics For Change.