Klabin implementa o primeiro caminhão dobrável do Brasil

(Foto: Divulgação)

A Unidade Florestal da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, desenvolveu o primeiro caminhão dobrável do país para operar nas florestas plantadas da companhia no Paraná.

Com tecnologia vinda da Austrália, o caminhão é um modelo “bitrem”, específico para o carregamento de toras de madeira, que encolhe a segunda carroceria, somando-a à primeira.

O veículo reduz de 19 metros de comprimento para 15 metros. Comparado aos veículos tradicionais, ele usa uma área muito menor para manobrar, o que lhe confere melhores condições de direção e aderência em áreas declivosas. Além de liberar terras que podem dar espaço para plantações e aumentar a produtividade florestal da companhia.

Quando vazio e dobrado, seu tamanho reduzido permite ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via e a economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus.

A Klabin é líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade.

Na primeira etapa, o caminhão vai operar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.