Natura expande ações de fomento a cadeia de reciclagem

(Foto: Pixabay)

A Natura reforçou as ações sociais com profissionais que integram a cadeia de reciclagem e de resíduos, como fornecedores de embalagens, cooperativas e catadoras, no Brasil e em outros países da América Latina.

Para ajudar a cadeia, a empresa diagnosticou os maiores pontos de vulnerabilidade através de pesquisa de campo e levando em consideração as recomendações dos órgãos estaduais.

A Natura também realizou um mapeamento dos compradores de materiais reciclados para estabelecer conexão com os cooperados. Atualmente, 16 mil cooperados integram a rede de catadores que atuam em parceria com a marca.

Por meio do Programa Natura Elos e Dê a Mão para o Futuro, ligado à Reciclagem, as ações incluem orientações de cuidado e prevenção, doação de sabonetes e apoio financeiro como uma renda complementar.

Cerca de 53 mil produtos de higiene pessoal foram doados pela empresa na América Latina. 

O Programa Natura Elos estabelece a responsabilidade compartilhada entre a empresa e cooperativas, recicladores e fabricantes. Desde 2017, a Natura colabora para assegurar a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa da cadeia de reciclagem. O Programa mobiliza mais de 57 empresas e instituições de mais de 15 cidades na região sudeste, beneficiando mais de 926 cooperados. Somente por meio dessa iniciativa, 9 mil toneladas de resíduos pós-consumo foram recuperadas.