Unilever investe 1 bilhão de euros para eliminar combustíveis fósseis até 2030

(Foto: Divulgação Unilever)

A Unilever investirá 1 bilhão de euros em pesquisas e desenvolvimento. O objetivo é substituir 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis das fórmulas de seus produtos de limpeza e lavanderia por carbono obtido de fontes renováveis ou recicladas.

O investimento faz parte do programa “Futuro Limpo”, iniciativa global de inovação e sustentabilidade da empresa. A iniciativa adota como estratégia os princípios da economia circular nas fórmulas e embalagens dos produtos para reduzir a pegada de carbono.

A maior parte dos produtos de limpeza e lavanderia disponíveis no mercado contém componentes químicos feitos a partir de combustíveis fósseis. Os componentes químicos usados nos produtos fabricados pela Unilever são responsáveis por 46% da pegada de carbono ao longo do seu ciclo de vida.

O projeto “Futuro Limpo” integra a ambição da companhia de zerar as emissões líquidas de seus produtos até 2039. A Unilever espera que essa iniciativa sozinha reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.

A multinacional também investe € 1 bilhão em pesquisas em biotecnologia, CO2, utilização de resíduos, química de baixo carbono a fim de descartar a utilização de produtos químicos derivados de combustíveis fósseis.

O investimento no O projeto “Futuro Limpo” também será utilizado para criar formulações de produtos biodegradáveis ​​e com baixo consumo de água, para reduzir pela metade o uso de plástico virgem até 2025, além de apoiar o desenvolvimento de comunicações de marca que tornem essas tecnologias atraentes para o consumidor.