Energia verde é inclusão social

ONU afirma que investimento em energia renovável gera mais emprego

Em relatório divulgado no Fórum de Energia em Viena, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o Instituto Global de Crescimento Verde (GGGI) afirmaram que o investimento em energia limpa é uma oportunidade para criar mais vagas de emprego.

Segundo o documento Crescimento Verde Global: Investimento Industrial em Energia Limpa e Expansão de Oportunidades de Emprego, 45 milhões de toneladas de GEE (Gases de Efeito Estufa) foram emitidos no mundo, sendo que aproximadamente 82% deste número foram gerados por energia a base de combustíveis fósseis em 2010.

eolica_dt

Países em desenvolvimento

No último dia 15, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou o relatório “O desafio da promoção de empresas sustentáveis na América Latina e no Caribe: Uma análise regional comparativa” em que desmentiu o argumento que a economia verde impactará negativamente o setor de empregos e constatou que o investimento em energia limpa e sustentável criou milhões de empregos em países com diferentes níveis de desenvolvimento.

“De fato, são os países em desenvolvimento que podem se beneficiar da criação de empregos em áreas de tecnologias limpas e energias renováveis”, afirmou o estudo.