Equador lança etiqueta para alimentos sustentáveis

(Foto: Reprodução Facebook Ministério da Agricultura do Equador)

O ministro da Agricultura do Equador, Xavier Lazo, lançou o Equador Premium e Sustentável, uma etiqueta de produtos frescos para modernizar os processos de produção de frutas, fortalecer os controles de qualidade e aumentar os esforços de sustentabilidade.

O rótulo premium define alguns propósitos: erradicar a pobreza através da promoção do cooperativismo, o empoderamento das mulheres rurais, empreendedorismo juvenil, compromisso com o desmatamento zero, a produtividade, a qualidade e a rastreabilidade.

(Foto: Divulgação)

O novo programa também pretende manter uma produção agrícola livre de desmatamento. Para isso, foram promovidas Boas Práticas Agrícolas como: produção responsável, cuidar do meio ambiente e condições de trabalho adequadas.

“Nosso objetivo é procurar novos mercados na Europa”, disse Luis Rojas, presidente da Associação de Pequenos Produtores Agrícolas de Santa Rosa, província de El Oro.

Rojas acrescenta que aumentar as exportações do país andino contribuirão para a redução da pobreza rural e permite que o Equador mostre a sua riqueza agrícola, o que possibilita a obtenção de produtos com sabores e aromas incomparáveis.

O Equador exporta uma média de US $ 3,2 bilhões em frutas e legumes por ano.