Exigência do consumidor é oportunidade para crescer, afirma Embrapa

pessoas fazendo negócio, resultado
(Foto: Pixabay)

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, afirmou que as transformações no mercado de consumo são um desafio para o agronegócio e a indústria, mas também uma oportunidade para inovação tecnológica.

Ele destacou a necessidade da segurança alimentar e o novo conceito de qualidade, que estão ligados diretamente a benefícios à saúde e à prevenção de doenças.

Segundo Barbosa, o investimento em ciência transformou solos ácidos e pobres em férteis, a tropicalização de variedades e raças e o desenvolvimento de uma plataforma de produção sustentável.

Entre as características cada vez mais importantes para os alimentos estão a origem em produção sustentável, existência de valor nutricional e funcional acentuado, maior vida útil e características sensoriais como aparência, sabor, textura, cor e odor mais próximas do interesse do consumidor.

O presidente da Embrapa também destacou que os sistemas integrados são uma nova fronteira da agricultura, como a ILPF, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, tecnologia desenvolvida pela Embrapa há mais de 30 anos.

Estima-se que na safra 2015/2016, contava-se com 11.468.124 ha com sistemas integrados de produção agropecuária.

** Com informações da Embrapa