BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA acompanha o crescimento do mercado de orgânicos e amplia oportunidades de negócios

(Foto: Nathan Broetto)

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então. Em 2016, o faturamento chegou a R$ 3 bilhões, um crescimento de 20% sobre o ano anterior.

De olho no potencial deste mercado, em 2004, muitos anos antes da regulamentação, a Francal Feiras idealizou um evento profissional que pudesse dar impulso aos negócios, colaborar para capacitação, ampliar a visibilidade e promover o encontro entre produtores, processadores, distribuidores, lojistas, agentes públicos, consumidor final e outros elos que compõem a cadeia dos orgânicos.

Em sua 13ª edição, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia – que acontece de 7 a 10 de junho, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo – é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina.

A feira reúne desde empresas líderes de mercado, que buscam ampliar seu volume de negócios e estreitar o relacionamento direto com o varejo e os consumidores, até pequenos produtores, que participam do evento apoiados por cooperativas e entidades governamentais.

A crescente evolução da produção orgânica brasileira – que vai muito além dos frutas, verduras e legumes in natura – se reflete na segmentação dos expositores dentro da feira:

Bio Alimentos: carnes; sucos e bebida; leites, laticínios e ovos; frutas, verduras e legumes; pães, massas, bolos e biscoitos; mel e derivados; chocolates; café; alimentos orgânicos in natura e congelados em geral;

Bio Cosméticos: aromas e essências, cremes, shampoos, sabonetes, tônicos e matérias-primas;

Bio Moda: biojoias, confecções, tecidos e acessórios; e

Bio Produção e Serviços: insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas, certificadoras, consultorias, editorias e embalagens.

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA recebe anualmente milhares de visitantes vindos de vários estados brasileiros e países do mundo. Em sua maioria, são compradores de lojas especializadas, supermercadistas, atacadistas, distribuidores, restaurantes, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos, mas também profissionais como nutricionistas, terapeutas e chefs de cozinha, além do público em geral, que tem oportunidade de degustar e comprar em pequenas quantidades diretamente dos produtores e fabricantes.

Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é também o momento do ano em que se dá o debate dos principais temas do setor de orgânicos. O Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável é mais que um ciclo de apresentações e palestras, e sim um espaço democrático onde autoridades do mercado nacional e internacional de orgânicos discutem políticas públicas, tendências, desafios, ampliação dos canais de vendas e da oferta de produtos, entre outros temas.                                                                

Evento simultâneo

Simultaneamente à BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA acontece a Naturaltech 2017 – 13ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento de produtos naturais.