Bio Brazil Fair | Biofach América Latina amplia negócios da agricultura familar

(Foto: Pixabay)

Uma pesquisa, realizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), constatou que a participação na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina ampliou o campo de atuação de empresas e beneficiou diretamente cerca de 6.300 famílias.

O contato estabelecido com indústria, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultoria é o principal motor para a expansão dos negócios, segundo o estudo.

“A Sead vê a participação dos empreendimentos como uma forma de valorização da agricultura familiar. Além de divulgar os produtos, é também uma maneira de qualificar os empreendimentos”, explica Mônica Souza, consultora de promoção comercial da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF).

De acordo com a pesquisa, a maioria dos novos clientes é do setor de atacado, mercado, lojas especializadas e representação comercial. Com isso, os novos negócios potencializaram a compra de produtos orgânicos de agricultores familiares, contribuindo para a geração de renda e manutenção das famílias no campo.

Outro fator que estimulou o crescimento do negócio agroecológico é o aumento na demanda por alimentos mais saudáveis. Segundo a consultora da SAF, os empreendimentos que investiram nesse cenário estão comprovando o fortalecimento surpreendente da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Para participar da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina deste ano, foi aberto um edital em que serão selecionados 10 empreendimentos de produção orgânica.

Além da certificação de orgânico, para participar do evento com o apoio da Sead é preciso ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. E as cooperativas que tiverem o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) ou fizerem a solicitação até a data limite da inscrição vão receber maior pontuação na seleção.

“É uma vitrine da agricultura familiar e um momento de troca de conhecimento e busca pelas oportunidades de mercado. A feira permite as cooperativas a realização de vendas diretas e novos negócios. É uma oportunidade de conhecer a demanda do mercado e as tendências”, conclui Mônica.

As inscrições vão até o dia 23 de abril pelo no site do Sead http://www.mda.gov.br

Bio Brazil Fair | Biofach America Latina acontecerá entre os dias 07 e 10 de junho, das 11h às 19h, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Para saber mais, acesse: http://www.biobrazilfair.com.br/2017/

** O Organics News Brasil é parceiro da 13º Bio Brazil Fair l Biofach América Latina, que acontece em 07 a 10 de junho. Para se inscrever, acesse: http://www.biobrazilfair.com.br