Comunicação eficaz é essencial para expansão dos orgânicos

(Foto: Luciana Almeida)

A comunicação sempre teve um papel fundamental para disseminar informação e estimular o consumo de produtos. Com o advento das redes sociais e o acesso fácil à informação, o consumidor passou a exigir um conteúdo sério e transparente do seu emissor.

De acordo com a diretora de comunicação da Ifoam, Denise Godinho, o principal desafio das empresas neste momento é comunicar e transmitir uma mensagem relevante e transparente para atingir o público alvo, sendo a relevância do conteúdo o mais importante.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre produtos orgânicos aos consumidores da Suécia e incentivar o consumo, a Sociedade Sueca para a Conservação para a Natureza criou uma campanha sobre o que é a cultura orgânica e quais são os seus benefícios. Na peça publicitária, além de mostrar a parte teórica, a Sociedade destacou cinco produtos de fácil acesso, como o café e o leite, para orientar os consumidores sobre como poderiam inserir os alimentos orgânicos no seu dia a dia.

O uso de um tom positivo sem apontar os erros do consumidor é um dos passos necessários para que a sociedade aceite a campanha e pense na mensagem transmitida, segundo a diretora.

Outra abordagem diferente que teve um efeito efetivo na população foi a do Organic Consumer Association (OCA) nos Estados Unidos. Para criticar uma campanha do Starbucks, que ressaltava o uso de hormônio de crescimento transgênico no leite usado nas bebidas, a OCA criou um logo satírico da cafeteria exigindo o uso de leite orgânico, ao invés de transgênico.

A campanha teve uma grande repercussão entre os consumidores e fez com que a Starbucks parasse de utilizar hormônios transgênicos. A empresa também concordou em usar café orgânico uma vez por dia, mas não em substituir o leite normal pelo orgânico.

Segundo a diretora, os consumidores de orgânicos espera e exige mais do que o que está estabelecido na legislação atual, espera que os produtos sejam verdadeiramente sustentáveis, têm uma consciência forte sobre o que é sustentabilidade e deseja ver mais ações que promovam a causa.

Assim, as empresas devem ter uma comunicação certeira para falar sobre orgânicos. Para atender o consumidor moderno, as mensagens devem ser simplificadas, usando exemplos para as pessoas entenderem as mensagens, usar símbolos visuais e recomendações práticas e argumentos a favor. Além disso, maximizar o compartilhamento dos conteúdos é essencial para disseminar as informações.