Compromisso das empresas em não demitir integra Conferência Ethos

empresas
(Foto: Unsplash)

Pela primeira vez na história, o nível de ocupação entre março e abril ficou abaixo de 50%, ou seja, mais pessoas estavam sem trabalho do que trabalhando em todo o Brasil, segundo a PNAD-Covid do IBGE. O que isso nos diz sobre o compromisso e o desafio das empresas em não demitir?

O debate sobre a necessidade da eficiência das redes de proteção social e de políticas de emprego estão ganhando cada vez mais projeção. A pandemia de Covid-19, provoca mudanças no debate econômico e altera a ênfase dada ao mercado. O valor do trabalho passa a ser ressignificado, sobretudo quando os diferentes atores sociais são analisados sob a perspectiva de como são afetados de forma desigual.

A avaliação é de que no pós-pandemia, o mundo será mais desigual e o setor privado poderá reafirmar a responsabilidade social e buscar alternativas para a garantia dos empregos. “Mesmo no atual cenário, o compromisso das empresas em não demitir ou, em última instância, no caso de ter que desligar colaboradores, que esses não sejam mulheres e negros, é muito importante para não romper acordos anteriormente firmados e políticas de ação afirmativa”, explica Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

A atividade, “Não demitir – um compromisso e um desafio”, que irá contar com Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da Ânima Educação e Daniel Pastore, superintendente Jurídico e de Relações Sindicais do Itaú Unibanco, vai dialogar sobre essas questões, nesta quinta-feira (9), a partir das 17h10, pelo canal do Ethos no YouTube.

Sobre o movimento Não Demita!

Tanto a Ânima Educação, quanto o Itaú Unibanco integram o movimento Não Demita!, assinado por mais de 4 mil empresas, que de acordo com o site da iniciativa garantiu mais de 2 milhões de empregos, impactando 8 milhões de pessoas.

Um total de 15 empresas associadas ao Instituto Ethos, realizador da Conferência Ethos, fazem parte do grupo de idealizadoras do Não Demita! Caio Magri, diretor-presidente do Ethos ressalta que “a participação das associadas encabeçando a ação atesta a evolução das boas práticas empresariais e o compromisso com a responsabilidade social”.

A Conferência Ethos acontece todas as quintas-feiras, de julho a dezembro, no canal do Ethos no YouTube: https://bit.ly/2CENdjB