Instituto Ethos prepara Declaração do Recife sobre mudanças climáticas

(Foto: Instituto Ethos)

A agenda do clima será um dos destaques da Conferência Ethos 360º em Recife. Num ano em que o Brasil, principalmente nos últimos meses, tem voltado os olhos para essa questão, as Conferências Ethos, desde a primeira, que aconteceu em junho no Rio de Janeiro, têm propiciado diálogos com o objetivo de endereçar reflexões sobre as medidas para adaptação climática.

Não só no escopo empresarial, mas também quanto a criação de políticas públicas, neste caso, quanto as políticas dos governos nordestinos e como é desenvolvido o processo de participação da sociedade e estruturas de governança que podem apoiar os governos a criar melhores soluções, planos e respostas às vulnerabilidades.

Observar a realidade local é uma das premissas do evento, por isso será realizado o painel: Crise climática em pauta na Declaração do Recife: uma ação para a implementação da NDC brasileira e adaptação climática em pauta na agenda da administração pública do Nordeste. Esse diálogo não se restringe ao campo das reflexões, mas também apresentará insumos e ações para a Declaração do Recife, que será lançada posteriormente na Conferência Brasileira de Mudança do Clima. A CBMC também será realizada em Recife e acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Os objetivos, capilaridades e meios de engajamento serão abordados na mesa de discussão. Isso porque, a Declaração do Recife é uma iniciativa que depende de articulação multisetorial com possíveis efeitos nas políticas públicas, plano de implementação da NDC brasileira e compromisso do setor produtivo privado. Ricardo Abramovay, economista brasileiro e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo já é presença confirmada para esse painel.

Para participar da Conferência Ethos 360º em Recife inscreva-se: https://www.conferenciaethos.org/recife

Serviço:

Quando: 15 de outubro de 2019

Onde: Museu Cais do Sertão – Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife Antigo