Liderança indígena fala sobre avanço da Covid-19 em território Yanomami

Conferência Ethos 2020
(Foto: Reprodução)

A forma como a Covid-19 ameaça e já tem afetado as populações indígenas no Brasil é – ou deveria ser – uma das grandes preocupações neste momento em que o país já tem mais de 1 milhão de contaminados pela doença. Uma situação acentuada pela invasão dos territórios indígenas, causadas em grande parte pelos exploradores que provocam violência, conflitos, destruição e desmatamento.

Para falar sobre essa questão, a Conferência Ethos irá contar com Dário Kopenawa, que assim como o pai, Davi Kopenawa, luta pela demarcação de terras e pela preservação dos modos de vida dos povos da floresta.

“O Brasil inaugura um novo capitulo de violência e extermínio indígena, Davi e o Dário vêm empreendendo em âmbito internacional um papel ativo de denúncia da violação dos direitos humanos. Um importante diálogo que marca o primeiro dia da Conferência Ethos”, destaca Edson Lopes, gerente-executivo do Instituto Ethos

Há anos, Dário Kopenawa, denuncia nacional e internacionalmente a invasão das terras Yanomami demarcadas e o mal que o garimpo e outras invasões causam ao seu povo.

A presença do Dário na Conferência Ethos irá nos ajudar a entender como pensar um desenvolvimento próprio para as florestas, pois há 520 anos, os povos da floresta enfrentam a violência, as doenças e a destruição de seus territórios. Por isso, eles são os maiores aliados para a proteção da floresta em pé, da biodiversidade e para conter os avanços das mudanças climáticas.

A live “Saberes, ciência, ética e a grandeza das florestas”, acontece no dia 2 de julho, às 19h30 e contará com a participação de Philip Martin Fearnside, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus (AM) e colunista da Amazônia Real, além de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) em 2007. A moderação será feita pela coordenadora de Projetos em Meio Ambiente do Ethos, Flavia Resende.

A Conferência Ethos acontece todas as quintas-feiras, de julho a dezembro, no canal do Ethos no YouTube: https://bit.ly/2CENdjB