Tecnologia e sustentabilidade na Conferência Ethos desta quinta-feira

Conferência Ethos 2020
(Foto: Reprodução)

Os resíduos plásticos, considerados um dos grandes vilões da poluição ao meio ambiente e da destinação incorreta, serão o tema do painel: “Braskem oferece: Tecnologia e Sustentabilidade – biomateriais, biotecidos e biocelulose”, que abre os diálogos desta quinta-feira, 24 de setembro, da Conferência Ethos 2020, a partir das 15 horas, no canal do Ethos no YouTube.

Mais do que apontar os danos ao meio ambiente, a atividade irá abordar como os processos biotecnológicos formam um campo promissor para a inovação no Brasil e para diminuição do impacto do plástico no meio ambiente. Microrganismos e atividades biológicas podem se tornar protagonistas de uma nova revolução industrial.

Biotecidos, bioplásticos, biomineração e biofabricação já são realidade nos laboratórios de pesquisa de universidades, em startups e grandes empresas. As experiências da Braskem, Biotecam e Já Fui Mandioca! serão compartilhadas por: Mateus Schreiner Garcez Lopes, gerente global de Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem; Ricardo Amaral Remer, sócio da Biotecam; e, Stelvio Mazza, CEO da Já Fui Mandioca! e fundador do Movimento Aproximação.

Por que investir em biotecnologia

A equação é a seguinte: os plásticos demoram, em média, mais de 400 anos para se decompor + um terço do lixo gerado nas residências é composto por embalagens + cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma única vez. Ou seja, são muitas as implicações quanto ao uso de plásticos e para agravar a situação, nem todos são recicláveis.

No tocante aos oceanos, a situação também é preocupante*:

· Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos entram no oceano anualmente;

· Atualmente, 90% das aves marinhas possuem fragmentos de plásticos no estômago;

· Até 2050, teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos;

· Os microplásticos estão entrando na nossa cadeia alimentar e também estão presentes no nosso ar, água e solo;

· A poluição marinha é um problema transfronteiriço que todos os países compartilham. Objetos plásticos viajam nas correntes oceânicas, colocando em risco ecossistemas e vida selvagem. Nenhum estado ou grupo de estados pode resolver isso sozinho;

· Sem mudanças sistemáticas urgentes na forma como o plástico é produzido, consumido e eliminado, a poluição do plástico deverá dobrar até 2030. *Levantamento publicado no site da WWF Brasil.

Conferência Ethos 2020

É possível participar da Conferência Ethos 2020 ao vivo ou acessando o acervo de temas que estão sendo disponibilizados, desde o dia 2 de julho, no canal do Ethos no YouTube.

Para não perder nenhuma atividade faça sua inscrição no canal e ative as notificações clicando no sininho.

Serviço

O quê: Conferência Ethos Virtual 2020

Quando: de 02 de julho à 17 de dezembro de 2020, sempre às quintas-feiras

Onde: canal do Ethos no YouTube: https://bit.ly/2zWLIMx