Inovação na NaturalTech: I Congresso de Fitoterapia Clínica

Nesta sexta-feira começou o I Congresso de Fitoterapia Clínica e o IV Congresso Brasileiro de Fitomedicina na NaturalTech, evento que acontece na Bienal do Ibirapuera em São Paulo, das 8h às 18h. O evento contou com a participação de diversos profissionais trazendo conteúdo científico atualizado, de qualidade, e vivência na prática clínica.

Um dos focos do evento era reconhecer a importância daaplicação dos fitoterápicos em prol da saúde e da vitalidade positiva, além de identificar características de extração e formas farmacêuticas e plantas medicinais. Também tinha como objetivo reconhecer a fitoterapia como ferramenta para a promoção de fertilidade de ambos os sexos.

Fitoterapia

“É um complemento extremamente importante porque é muito mais que medicamento. O medicamento é uma ação isolada, a fitoterapia é uma ação que pega vários fatores”, explicou Camila Mercali, Coach em nutrição e uma das palestrantes do congresso.

A Fitoterapia tem sido utilizada em muitos países em prol da promoção da saúde coletiva e individual, e proporciona a possibilidade aos profissionais da saúde utilizarem plantas medicinais e fitoterápicos nas suas diferentes formas farmacêuticas. Diante disso, o evento estava voltado para a aplicação clínica dos fitoterápicos nas disfunções do sistema hormonal feminino e masculino.

Camila Mercali ainda falou um pouco sobre como funciona a fitoterapia: “A gente pode usar a fitoterapia na forma de infusão, na forma de tintura, posso usar na forma de extrato seco. Funciona como uma combinação de plantas baseado em quais são as causas daquilo que o paciente apresenta. Então, se o hipotireoidismo dele é alto imune, a gente vai usar plantas para modular o sistema imunológico, vai usar plantas para modular o processo inflamatório, por exemplo”, explicou.

Ela ainda falou sobre os riscos que a fitoterapia feita de forma errada pode proporcionar, como o desequilíbrio hormonal, alterações renais e interações negativas com outros medicamentos. Também destacou a importância de um acompanhamento profissional para melhores instruções.

O I Congresso de Fitoterapia Clínica e o IV Congresso Brasileiro de Fitomedicina ocorrem simultaneamente na NaturalTech e terá amanhã, 10, seu último dia de evento a partir das 8h. As inscrições estão esgotadas.