2019: BYD projeta 100 ônibus elétricos e híbridos no Brasil

(Foto: Tamires Nunes)

A BYD, líder mundial de carros elétricos e híbridos plug-ins para frotas públicas, já tem em ônibus elétricos circulando em Curitiba, Bauru, São Paulo e Porto Alegre. Empresas como Nestlé, DHL e Schneider Eletric, adotaram vans elétricas para operações internas.

Para o diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da BYD, Adalberto Maluf, os elétricos  tem foco nas  frotas  (táxis, viaturas, etc) ou aplicações urbanas, onde é necessária a redução de poluentes e de ruídos (caminhões de lixo).

“Uma pesquisa revelou que pode ser gerada economia de R$2.288.049  com uma frota de ônibus elétricos em operação durante 15 anos”, explica.

Um dos motivos principais é a duração da bateria. A BYD investe em baterias de ferro-lítio capazes de durar 30 anos, sendo 15 anos de uso em veículos e os outros 15, com outras aplicações, como armazenamento de energia solar.

São José dos Campos, no interior de São Paulo, adquiriu 30 carros elétricos para a Guarda Municipal e se tornou a primeira cidade a ter uma frota 100%  elétrica.

O ONB traz mais detalhes nessa entrevista exclusiva. Acompanhe!