Montadoras apresentam novidades em carros elétricos

(Foto: Luciana Almeida/ ONB)

A indústria automobilística está passando por mudanças e de olho nesta nova realidade, montadoras apresentaram suas apostas em carros elétricos no VE Latino Americano 2019, que acontece em São Paulo. Confira os lançamentos:

Toyota

A Toyota expôs o Novo Corolla, o primeiro automóvel do mundo que combina três motores, sendo dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão Hybrid Transaxle (CVT). 

Com 177 cavalos e mais 10 marchas no CVT, o carro tem duas versões nas configurações Altis e Altis Premium. Na versão de premium, o automóvel TSS terá controle de freagem e anticolisão.

A montadora apresentou o Prius 2020. O sedã apresenta apenas algumas mudanças no facelift em relação ao modelo anterior. Foram incorporadas lanternas diferentes na traseira e na parte frontal, um novo conjunto de faróis e roda modernizada.

A Toyota também lançou, recentemente, a  RAV 4 para atender a categoria SUV. O automóvel híbrido tem motor 2.5 a gasolina e 22,5 kgfm de torque associado a um conjunto de três motores elétricos com 120 cavalos e 20,6 kgfm de torque trabalhando com transmissão do tipo CVT. Está disponível nas versões SX e S.

Caoa Chery

A Caoa Chery apresenta o sedã Arrizo 5e, o primeiro carro totalmente elétrico da montadora no Brasil. Com 122 cavalos de potência e 28,1 kgfm de torque, o veículo tem baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh e autonomia de 322 quilômetros. 

A recarga pode ser feita em até 1 hora em sistemas de carga rápida, em até 8 horas carregador que pode ser instalado em casa e em até 20 horas em uma tomada convencional de três pinos.

O Arrizo 5e conta com um sistema de regeneração de energia (ERE – Energy Recovery), que atua com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.

As vendas estão previstas para começar em janeiro de 2020 em lojas específicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Jac Motors

A Jac Motors apresentou cinco lançamentos totalmente elétricos, que devem chegar nos próximos meses ao mercado brasileiro. A montadora terá um compacto, 2 SUVs, uma picape e um caminhão. A cada 10 mil quilômetros rodados, o usuário pagará R$49,90 pela revisão do automóvel. 

  • O IEV 20 é um city car com estrutura de um compacto e autonomia de 400 km. O veículo tem capacidade de carga elétrica de 41 kWh e suas vendas começam em janeiro de 2020.
  • O IEV 40 é uma SUV compacta de porte médio e autonomia de 300 km, com uma carga na bateria, que tem capacidade de 40 kWh. 
  • O IEV 60 é um SUV de luxo e de maior porte. Com previsão para julho de 2020, o carro pode rodar 380 km com um bateria de capacidade de 63 kWh.
  • O iEV 330P é uma picape 100% elétrica, com bateria de 67 kWh e autonomia de 320 km. Suas vendas estão previstas para começar em abril de 2020.
  • Com 200 km de autonomia, o caminhão iEV 1200T terá capacidade de levar 6 toneladas e tem 97 kWh na bateria. Previsto para dezembro de 2019.