Toyota exibe Prius e Lexus no Salão de Veículos Híbridos-Elétricos

Foto: Luciana Almeida

Nesta semana, a Toyota exibe no Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos o modelo Prius, primeiro veículo híbrido a ser produzido em escala no mundo.

O veículo é mais econômico do que os modelos tradicionais, apresentando uma economia de 52% na cidade e 42% na estrada. Segundo o INMETRO, o Prius é o mais eficiente do país, com média de 18,9 km/l na cidade e autonomia de 812,7 km.

O carro possui o sistema Hybrid Synergy Drive, em que os freios regenerativos acumulam a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.

Além disso, conta com a função Eco Diary, que apresenta uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível; e a Eco Wallet, que calcula o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês.

O modelo é considerado uma referência mundial em baixa emissão de poluentes e emite cerca de 40% menos CO2, em relação a um veículo convencional.

A marca também apresenta, no Salão, o Lexus CT 200h, o primeiro compacto híbrido de luxo do mundo produzido pela Lexus, a marca de luxo da montadora japonesa.

O modelo utiliza a energia excedente gerada pelo motor a combustão e a energia acumulada a cada frenagem para recarregar a bateria, de forma que o veículo não precise de recarga externa.

O hatch premium iniciou suas vendas em meados de 2012 no Brasil e até o momento já vendeu 200 veículos.

“Até 2050, temos a proposta de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera, o que significa que todos os modelos comercializados pela Toyota e Lexus no mundo, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível”, explica Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota e Lexus no Brasil.

A Toyota foi a primeira montadora a investir no setor híbrido-elétrico. Os primeiros estudos sobre veículos híbridos tiveram início em 1968, mas foi apenas em 1997, que a empresa lançou o primeiro carro da categoria: o Prius.

Até o momento, já foram vendidos cerca de 6 milhões de unidades do Prius em mais de 150 países. No Brasil, o modelo chegou apenas em 2012 e já foram vendidos 1.600 carros.

A marca tem se posicionado a favor da transição para tecnologias híbridas, como uma peça fundamental para o século XXI, pois englobam todos os componentes tecnológicos necessários para o desenvolvimento de carros ecologicamente amigáveis.

O 13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos acontece até sábado, 23 de setembro, das 12 às 20h, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo. Para mais informações, acesse: http://velatinoamericano.com.br/

** Com informações da Auto Esporte