Umicore investe na reciclagem de baterias de carros elétricos

(Foto: Divulgação)

Com o crescente investimento  na produção de baterias, ainda são poucas as empresas que atuam na recuperação e reciclagem. O grupo belga Umicore apresentou sua tecnologia no Salão do Veículo Elétrico Latino-Americano.

“Nós já tínhamos toda a tecnologia para a reciclagem de materiais que continham esses resíduos e com o aumento da demanda das baterias elétricas, nós transferimos para a reciclagem, disse Gabriel Cruz, executivo de vendas, ao ONB.

A empresa recebe baterias de íons, de lítio, níquel metal hidreto e outros materiais contendo metais nobres, na sua filial em Guarulhos (SP), onde são exportadas para a Bélgica, onde acontece a reciclagem.

A planta na cidade belga de Hobokentem capacidade para processar 7 mil toneladas de baterias por ano.

Ao chegar no país europeu, as baterias são transferidas para a base, na Alemanha, onde é feita a desmontagem e os metais são recuperados. Posteriormente a célula retorna para a Bélgica como matéria-prima.

Recentemente, o grupo anunciou um investimento  de US $372 milhões, para construir uma nova fábrica na Polônia. O edifício será o primeiro desse tipo na Europa e deve começar as operações no final de 2020.

Hoje, a Umicore atua em todo o mundo e teve um faturamento de $2,9 bilhões de  euros em 2017.