Investidores lançam plano para alcançar metas do Acordo de Paris

(Foto: Pixabay)

Um grupo de investidores, que administram mais de US$16 trilhões, lançou o primeiro tutorial do mundo para ajudar fundos de pensão e outros investidores a alinharem suas carteiras com o Acordo de Paris.

O plano “Quadro de investimento zero líquido” é o primeiro a definir as etapas para garantir que as metas do acordo climático sejam cumpridas, a partir de ações necessárias.

De acordo com o grupo, metas específicas podem incluir o aumento da porcentagem de ativos investidos em índices passivos de baixo carbono e a garantia de que os líderes das empresas investidas vinculem o pagamento às metas relacionadas ao clima.

Desenvolvido com a participação de 70 investidores globais, incluindo o gigante de títulos PIMCO e o investidor holandês APG, o plano estabelece metas concretas no nível do portfólio e da classe de ativos e também trata da alocação, engajamento e lobby de ativos.

A primeira fase da estrutura, que passará agora a consulta, abrange ações listadas, crédito, dívida soberana, imóveis e alocação estratégica de ativos. Uma fase posterior analisará o patrimônio privado e a infraestrutura.