Baru: a poderosa castanha do cerrado

Detalhe de fruto e casca de baru. (Eduardo Aigner/MDA)

O baru é uma noz, ainda pouco conhecida, possui altos valores nutricionais e funcionais e contribui com a prevenção de diversas doenças.

Rica em proteínas e minerais, com destaque para o cálcio, o ferro e o zinco, a nut possui alto teor lipídico com cerca de 80% de ácidos graxos insaturados, com destaque para os ômegas 3 e 6, gorduras do bem que auxiliam na redução do colesterol e na saúde do coração. O Baru também apresenta alto teor antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo diversas doenças como o câncer.

(Foto: Reprodução/ Internet)
(Foto: Reprodução/ Internet)

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília revelou que o Baru se sobressai a outras nuts como o amendoim, o pistache e a noz em relação ao seu potencial oxidativo. A pesquisa realizada em roedores tratados com ração a base de Baru mostrou que órgãos, como baço e fígado aumentam sua proteção contra ações anti-inflamatórias, demostrando a eficácia de sua ação antioxidante.

Para praticantes de atividades físicas o Baru é uma excelente fonte de energia e de nutrientes indispensáveis para o bom desempenho esportivo, com destaque para glutamina, aminoácido condicionalmente indispensável para praticantes de atividades físicas e que auxilia a manutenção da massa magra.

A Flormel é a única empresa que possui a barrinha nutritiva de castanhas tipicamente brasileiras, Baru + Pará + Cajú, sem adição de açúcares, corantes e conservantes, 100% vegetal, fonte de fibras e de muita energia