Empresas apostam em açúcar e óleo essencial orgânicos

Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza (Foto: Divulgação)

Um estudo da agência de pesquisa Euromonitor mostrou que 28% dos brasileiros acreditam que consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante e 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes. Atualmente o Brasil ocupa a quarta colocação mundial no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis, em um mercado que movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano.

A Concepta Ingredients foi a primeira empresa a lançar o açúcar mascavo e demerara líquido, provenientes do manejo orgânico.

Os ingredientes não possuem qualquer tipo de aditivos químicos, componentes artificias ou agrotóxicos. O açúcar mascavo, por exemplo, não passa por nenhum tipo de refinamento, preservando assim os minerais e fitoesteróis provenientes da cana-de-açúcar. Já o açúcar demerara é menos refinado que o açúcar refinado padrão, assim garantindo a presença dos nutrientes da cana de açúcar.

A empresa de cosméticos orgânicos e veganos, Cativa Natureza, lançou o óleo essencial à base de tangerina verde, também conhecida como ponkan.

Desenvolvido em parceria com o Sebrae e a Copavale, cooperativa com 53 famílias de produtores da fruta em Cerro Azul (PR), o produto tem vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e vitamina B6 que previne distúrbios nervosos.

A fruta é 100% aproveitada na produção dos produtos e toda renda obtida com a venda é rateada com os agricultores. “Essa também é mais uma forma de valorizar o trabalho deles, gerando renda não só com o plantio e colheita, mas também no produto final”, pontua Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza.

“Quando você melhora a cadeia e agrega valor nos produtos potenciais você está trazendo mais renda para os produtores,  para o comércio local e para toda cadeia produtiva”, conta Débora do Nascimento, presidente da Copavale”.