Empresas apostam em produtos saudáveis, inclusivos e sustentáveis

(Foto: Luciana Almeida/ Organics News Brasil)

Marcas cada vez mais preocupadas com a saúde do consumidor, a praticidade no dia a dia e os impactos do planeta apresentaram seus produtos e inovações na Anufood Brazil 2020 – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas

Na sua 2ª edição no Brasil, o evento teve, pela primeira vez, um setor dedicado a exibir as maiores novidades e tendências no setor de alimentos e bebidas. Conheça as marcas e produtos que devem chegar ao mercado em breve:

A Karuna Kombucha fez sua estreia na Anufood com seus quatro sabores de kombucha orgânica: uva, maçã verde, pitaia e abacaxi. A previsão é que a kombucha esteja disponível em abril.

As bebidas são produzidas a partir da mistura de frutas, chá verde e scoby, uma cultura simbiótica de leveduras e bactérias que transforma o açúcar da fruta em gás. As frutas usadas pela marca são cultivadas por 70 famílias de agricultores de uma cooperativa em Santa Catarina.

(Foto: Divulgação)

A empresa de cafés especiais do Espírito Santo, Black Tucano Coffee Roasters, lança o seu primeiro café especial orgânico. Com previsão para estar disponível no mercado até o fim de março, o café deve ter uma pontuação SCAA superior a 84 pontos.

Este será o quarto tipo de café da marca. Hoje, o portfólio conta com o Single Origin, com cafés produzidos por vários produtores do Espírito Santo; o Premium Blend, uma mistura de cafés especiais brasileiros naturais e descascados de várias origens; e o Honey Coffee, um café exótico conhecido como café de mel e cultivado artesanalmente nas montanhas do Espírito Santo, em meio a Mata Atlântica.

A L’Epicier lança o Juquitaia, um tempero natural, sem corante e sem conservante que une sal, pimenta e urucum. A composição foi desenvolvida a partir de fontes históricas que apontam que indígenas usavam um tempero chamado de sal ardido no século 18 e 19.

O portfólio da marca ainda conta com oito produtos de antepastos, chutneys e geleias naturais, como a pasta de tâmara com cacau e a geleia de tâmara e limão siciliano.

(Foto: Luciana Almeida/ Organics News Brasil)

A empresa de congelados sem leite, sem glúten e sem soja, Offgluten, lança os salgados para festa em pacote de um quilo e a linha Hospitalidade. O Kit Festa tem uma embalagem econômica e que inclui: pão de batata-doce e chia, coxinha de frango, pastel de frango, quibe de carne e quinoa, bolinho de carne seca com abóbora e palito de batata-doce com quinoa e cúrcuma.

A Linha Hospitalidade foi desenvolvida para atender várias necessidades alimentares, principalmente, em hospitais, hotéis, pousadas e restaurantes. A ciabatta é um pão vegano feito com farinha de grão-de-bico e possui três sabores: tradicional, tomate seco e azeitona preta.

Segundo a cofundadora da Offgluten, Daniela Lara, a empresa pretende atender, principalmente, a necessidade de pessoas com alimentação especial. A marca possui em seu portfólio pães de forma, doces, salgados e produtos veganos.

A Orbeat Food lança a Blue Pineapple, novo sabor das suas bolinhas funcionais feito com alga marinha (spirulina), coco e abacaxi. As bolinhas são veganas, artesanais, livre de conservantes, espessantes e corantes. Além de ter em sua composição apenas ingredientes naturais e funcionais.

A marca conta com mais quatro sabores: Fresh Apple Matchá (maçã, hortelã e matchá coberto com pistache), Amarantho Cacau (Chocolate 70% com amaranto e tâmaras), Almond Café (Café com canela e amêndoas) e Power Energy (cranberry, damasco, coco e melaço).

Outra novidade presente na feira é o Kiro, o primeiro switchel (isotônico milenar natural) brasileiro. A bebida é feita com quatro ingredientes principais – gengibre, mel, vinagre e maçã – não tem conservantes, estabilizantes, corantes, saborizantes e aditivos.

(Foto: Luciana Almeida/ Organics News Brasil)

O gengibre utilizado na bebida é produzido por agricultores urbanos da Cooperapas – Cooperativa Agroecológica de Produtores Rurais de Água Limpa da Região Sul de São Paulo.

Segundo o sócio e cofundador da marca, Roberto Meirelles, a empresa quer criar uma nova categoria no setor: a de bebidas para adultos com sabor complexo e intenso e ser uma alternativa para substituir as bebidas alcoólicas, para pessoas que querem parar de beber ou que vai para dirigir após uma festa, por exemplo.

“Hoje, o mercado de bebidas não alcoólicas está limitado a água, refrigerantes, sucos, água de coco. Não há uma opção de bebidas intensas para adultos sem álcool”, explica.