MAPA disponibiliza tecnologia para cultivo de orgânicos

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica”, um documento que reúne tecnologias adequadas para cultivar alimentos orgânicos. O objetivo é disseminar o conhecimento da agroecologia entre produtores e técnicos.

Cinco mil exemplares estão sendo distribuídos a núcleos de agroecologia, universidades e a projetos de extensão com informações de manejo do solo, de preparo de insumos para controle sanitário animal e vegetal, de manejo das plantas espontâneas e de adubação verde, entre outras práticas.

Segundo o MAPA, a produção orgânica vem crescendo no país e hoje conta com 15.663 unidades de produção – um aumento de 57% em relação a 2013, quando havia 6.700.

Neste contexto, as fichas irão auxiliar na adequação das normas de produção e de controle da qualidade, na fiscalização das unidades e nas propostas de políticas públicas para o setor.

As fichas agroecológicas vão estar disponíveis no site do MAPA e no portal www.agroecologia.gov.br, que será lançado em breve com dados do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Pesquisadores, que quiserem contribuir com a iniciativa, devem encaminhar um email para organicos@agricultura.gov.br.