Embrapa lança e-book sobre produtividade na cadeia de leite orgânico

(Foto: Pixabay)

A Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), lançou o e-book “Fazenda Nata da Serra, Serra Negra, SP: Descrição de caso de sucesso na produção orgânica de leite”. 

O livro é sobre uma fazenda de leite orgânico que conseguiu elevar o índice de produção em quase nove vezes. O cálculo considera a produção anual de leite dividido pela área total da propriedade utilizada no processo produtivo e demonstra o efeito “poupa solo”.

“A produtividade obtida em 2018 é comparável às melhores propriedades leiteiras convencionais, que têm a oportunidade de utilizar toda a gama de insumos existentes”, dizem os autores.

O primeiro autor e pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato, foi idealizador do Programa Balde Cheio, que capacita técnicos ligados à extensão rural “quanto ao entendimento e à aplicação dos conceitos  envolvidos em qualquer produção leiteira intensiva, eficiente, rentável e sustentável sob o prisma ambiental”.

É uma forma de levar tecnologias ao pecuarista de leite para que ele aumente sua produtividade, incremente a renda, os cuidados com o ambiente e o bem-estar animal. 

Todo o trabalho técnico desenvolvido pela Embrapa na propriedade é explicado em detalhes no livro, que pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.