Sebrae lançará programa de inovação na Amazônia

(Foto: Pixabay)

O Sebrae lançará o Inova Amazônia, um programa de aceleração voltado para os pequenos negócios. A novidade foi contada pelo analista da Unidade de Competitividade do SEBRAE Nacional, Luiz Rebelatto, durante painel no Green Rio.

O Inova Amazônia terá foco em pequenos negócios, startups e pessoas físicas, cujos modelos de negócios usem os recursos naturais e bioinsumos da Amazônia de maneira sustentável.

O programa tem como objetivos gerar novos negócios de alto valor agregado; promover avanços na matriz produtiva da região; agregar valor às empresas existentes, com aporte intensivo de inovação.

Além disso, visa fortalecer o ecossistema de bioeconomia da Amazônia, por meio da inovação aberta e da conexão entre empreendedores da região e de todo o Brasil; e criar arranjos institucionais em parceria com outras instituições.

“A ideia é trabalhar com cadeias produtivas que agreguem valor como os cosméticos, construção civil, alimentos, moda e arte. Todos os segmentos econômicos que tenham como premissa o uso sustentável dos recursos naturais e de ativos da Amazônia”, disse Rebelatto.

O programa terá quatro fases: Descoberta – mapeamento dos ativos do bioma; Ativação comportamental e demonstração de oportunidades reais de negócios; Ancoragem e aceleração – seleção, diagnóstico e aceleração “personalizada”; e Decolagem e Aterrissagem – acesso a novos mercados nacionais e internacionais.

Segundo Rebelatto, o edital para as empresas que serão trabalhadas no projeto-piloto no Pará deve sair no fim do mês deste mês. Depois, o programa será estendido para outros estados da região Amazônica.

Desafio de (Eco) Inovação

O Sebrae também lança o Desafios de (Eco) Inovação, uma competição entre ideias e startups voltada para o desenvolvimento ou aprimoramento de soluções ecoinovadoras para a resolução de um ou mais problemas pré-definidos. O desafio será realizado em 2021.

A Ecoinovação incorpora a sustentabilidade em todas as operações, fundamentando-se no ciclo de vida de produtos (bens/serviços) e na cooperação com parceiros em toda a cadeia de valor. É uma nova abordagem com diferentes técnicas, ferramentas e soluções para produtos, processos, mercado e estrutura organizacional, capazes de elevar o desempenho das empresas e sua competitividade.