Bateria orgânica é o futuro dos carros da Mercedes-Benz

(Foto: Divulgação)

As baterias orgânicas ecológicas estão sendo avaliadas pela Mercedes-Benz para carros de passeio. A tecnologia foi visualizada no carro-conceito Mercedes-Benz Vision AVTR.

Segundo o chefe de pesquisa de células de bateria, Dr. Andreas Hintennach, as baterias orgânicas são feitas à base de grafeno com um eletrólito à base de água. Essas partes substituem os materiais ou metais raros ou tóxicos e são totalmente recicláveis. A tecnologia ainda deve demorar, pelo menos, 15 anos para ficar pronta.

“Isso torna a mobilidade independente de recursos fósseis. Uma revolução absoluta é a 100% de reciclabilidade através da compostagem devido à materialidade – um excelente exemplo de uma futura economia circular no setor de matérias-primas. Além de uma densidade de energia exponencialmente alta, a tecnologia também impressiona com sua excepcional capacidade de carregamento rápido. Atualmente, as baterias orgânicas fazem parte de nossa pesquisa fundamental. Ainda levará vários anos até que possa ser estabelecido em veículos”, afirma.

A nova bateria faz parte do plano da montadora para ser totalmente neutra em carbono até 2039 e tem pesquisado várias alternativas para reduzir o impacto ambiental das baterias.

Por enquanto, a Mercedes tenta melhorar a eficiência das baterias de íon de lítio em até 25% e avalia várias tecnologias futuras que pretende introduzir nos próximos 5 e 15 anos.