Baterias de carro recicladas poderão ser usadas em fazendas solares

(Foto: Pixabay)

Encontrar formas de reutilizar e reciclar as baterias de carros elétricos após o fim da sua vida útil é um dos maiores desafios da indústria automobilística no momento.

Atualmente, quando a capacidade original das baterias cai para 80%, as montadoras descartam as baterias por considerá-las fracas demais para o uso contínuo do veículo.

Seis pesquisadores descobriram que as baterias podem ter uma segunda vida útil para armazenar backups em instalações fotovoltaicas solares em escala de rede.

Os pesquisadores testaram a economia de energia em três cenários: construir uma fazenda solar de 2,5 megawatts sozinha; construir a mesma matriz junto com um novo sistema de armazenamento de bateria de íons de lítio; e construí-lo com um conjunto de baterias feitas de baterias EV reaproveitadas.

Eles descobriram que a instalação da nova bateria não proporcionaria um retorno líquido razoável do investimento. Mas um sistema gerenciado adequadamente de baterias EV usadas poderia ser um investimento bom e lucrativo, desde que as baterias custassem menos de 60% do preço original.

Apesar da descoberta, os pesquisadores afirmam que ainda é necessário resolver vários problemas técnicos, como descobrir quando uma bateria ainda está boa para uso após ser retirada dos carros e quanto tempo as baterias podem continuar funcionando na segunda aplicação.