Califórnia e Canadá assinam acordo para promover carros elétricos

(Foto: Pixabay)

O Canadá e o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, assinaram um memorando de entendimento para “acelerar a adoção de veículos de emissão zero como os carros elétricos”.

O acordo prevê o compartilhamento de informações técnicas para melhorar as práticas na regulamentação de combustíveis mais limpos.

O anúncio vem em um momento em que o presidente Donald Trump propõe vetar a Califórnia de regular as emissões dos veículos ou que institui um número crescente de veículos com emissões zero.

O governo federal pretende aumentar os padrões de eficiência de combustível até 2026, enquanto a Califórnia quer regras mais rígidas para combater às mudanças climáticas.

O estado californiano destinou US$ 238 milhões em seu orçamento de 2019 para incentivos à compra de veículos elétricos e de célula de combustível.

Já o Canadá propõe que 100% dos veículos leves vendidos sejam elétricos até 2040 e está oferecendo incentivos fiscais para estimular empresas a substituírem as suas frotas por veículos com emissão zero.

** Com informações da Reuters