Califórnia quer ter 5 milhões de carros elétricos nas ruas até 2030

(Foto: Pixabay)

Indo na contramão do governo Trump, o governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou uma ordem executiva para reduzir a poluição emitida por carros e caminhões conduzidos nos estado.

A medida prevê a substituição dos carros convencionais por elétricos, que devem chegar a 5 milhões até 2030, meta superior a anterior que determinava 1,5 milhão até 2025.  Para atingir a meta, o governador destinará US$2,5 bilhões, durante oito anos, para adicionar 250 mil estações de carregamento de veículos e 200 estações de abastecimento de hidrogênio até 2025.

O anúncio de Brown foi após a administração Trump considerar reverter os padrões de eficiência de combustível 2022-2025. As montadoras querem que sejam feitas mudanças no padrão para reduzir o custo da gasolina e mudar as preferências dos consumidores para carros menores e menos eficientes em termo de combustível.

A Califórnia pretende discutir modificações com a Casa Branca, se o governo federal justificar as alterações com provas. Caso contrário, o estado resistirá as mudanças e manterá os padrões nacionais em vigência. Ainda não há uma decisão sobre o assunto.

** com informações da Reuters