CPFL Energia vai instalar mais de 50 postos de recarga para carros elétricos

veículo elétrico
(Foto: Pixabay)

A CPFL Energia deu início ao projeto Plataforma de Eletromobilidade, que fará a instalação de pelo menos 50 eletropostos nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, além da inclusão de 72 veículos elétricos.

Nesta semana, foi inaugurada a primeira estação de recarga para veículos elétricos no terminal Internacional de Viracopos, aeroporto em Campinas (SP).

A iniciativa recebeu um investimento de R$47 milhões dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e teve como parceiros a beepbeep, primeira startup de compartilhamento de carros 100% elétricos, e a ABB Eletrificação.

Tanto no ponto de recarga do Aeroporto de Viracopos, quanto nos demais que serão instalados, a companhia utilizará um software de plataforma para soluções em eletromobilidade que fará o monitoramento dos dados dos usuários para avaliar o comportamento em cada local. O objetivo é que o sistema possa, no futuro, possibilitar a reserva de uso do eletroposto, a cobrança das recargas e a gestão dos recursos energéticos.