Governo lança tecnologia para produzir 1º carro híbrido flex do mundo

(Foto: Divulgação/ Toyota)

A Toyota Brasil apresentou, oficialmente em cerimônia no Palácio do Planalto, o primeiro carro com motor híbrido e flex, capaz de rodar com gasolina ou etanol ou apenas eletricidade, do mundo e com produção totalmente brasileira.

Desde março, a montadora fez testes de rodagem no protótipo construído com base no modelo Prius, atualmente, o único representante híbrido da Toyota vendido no país.

“A tecnologia com um dos mais altos potenciais de compensação de reabsorção de dióxido de carbono desde o início do uso do etanol produzido a partir da cana de açúcar”, disse o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

Estudos preliminares realizados pela montadora apontam que o híbrido flex possui potencial para compensação na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar.

“Nós queremos que esse carro seja muito eficiente e útil para o consumidor”, disse Ricardo Bastos, diretor de assuntos governamentais da Toyota no Brasil, ao ONB.

A produção do modelo está prevista para o fim de 2019 e a montadora estima investimentos da ordem de R$ 1 bilhão em sua unidade no Brasil.

A novidade foi apresentada no Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em setembro. O ONB conversou com o diretor de assuntos governamentais da Toyota no Brasil, Ricardo Bastos:

** Com informações da Agência Brasil