Microsoft se une a Baidu para produzir carros autônomos

(Foto: Reuters)

Após a Apple e o Google divulgarem o desenvolvimento de softwares para carros autônomos, chegou a vez de a Microsoft fazer o mesmo.

A empresa americana anunciou que passa a integrar a aliança Apollo, uma plataforma aberta lançada pelo grupo Baidu, conhecido como o “Google chinês”, para desenvolver tecnologias para carros autônomos.

“Nos anima muito a ideia de formar uma aliança com a Baidu, pois vai nos permitir dar um grande passo à frente para ajudar as fabricantes a perceberem o potencial dos veículos autônomos”, disse Kevin Dallas, vice-presidente da Microsoft.

Em nota, a Microsoft explicou que vai compartilhar a sua tecnologia de “nuvem inteligente” chamada Azure, com as montadoras para fabricar carros independentes.

Para o diretor da Baidu, Ya-Qin Zhang, a parceria irá permitir que as empresas poupem tempo na produção de um sistema próprio. “Graças à Azure, nossos sócios de fora da China terão acesso a uma nuvem pública confiável, que vai permitir focar em inovação em vez de construir seu próprio sistema de nuvem”.

No fim de 2015, o grupo Baidu já aprovou seu primeiro protótipo de veículo autônomo, que deve começar a ser vendido no ano que vem na China.