Ônibus elétrico movido a energia solar já funciona em Florianópolis

(Foto: Reprodução/ UFSC)

A sustentabilidade tem atuado em diversas áreas para apontar novos caminhos que estejam em harmonia com o meio ambiente. E um bom exemplo disso já funciona em Florianópolis, onde um ônibus elétrico movido a energia solar já rodou mais de 10 mil km em dois meses de testes. A modalidade evita a emissão de uma carga de CO2 que exigiria 5.800 árvores para ser removida da atmosfera.

Utilizando 100% de energia renovável, gerada nas estruturas do laboratório de Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina, o veículo do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC começou a ser testado em dezembro de 2016, realizando cinco viagens gratuitas por dia, e desde março de 2017 está em funcionamento efetivo.

O ônibus, alimentado por energia fotovoltaica e sistema de tração Eletra, percorre diariamente o trajeto de 52 km (ida e volta) entre o campus central da universidade e o Sapiens Parque, numa velocidade de até 80 km/h. Sua estrutura conta com baterias de tração tipo Íons de Lítio – energia de 128kWh com oito “Packs”, chegando à potência de 200/400 kW e autonomia de até 200 km. O tempo de recarga é de 2,5h com carregador lento e apenas 6 minutos com carregador rápido.

Além disso, o ônibus também conta com Wi-Fi, pontos USB, ar condicionado, poltronas estofadas, duas mesas de trabalho e rampa para pessoas com deficiência e necessidades especiais. Fazendo uso da geração de energia elétrica por meio de módulos solares fotovoltaicos integrados, cria espaço para o chamado “deslocamento produtivo”, permitindo que os passageiros trabalhem ao longo do caminho, como se estivessem num escritório.

Fonte: Razões Para Acreditar