Projeto brasileiro de carro autônomo vence desafio internacional

(Foto: Divulgação LRM/ ICMC)

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) venceram o Desafio de Direção Autônoma Carla, patrocinado por empresas líderes no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos.

A competição internacional exigia que as equipes criassem na plataforma Car Learning to Act (Carla) um sistema para controlar carros autônomos em rotas virtuais, como engarrafamento, chuva, placas de trânsito, semáforos, pedestres e outros imprevistos. Ao final, o Carla verificou como cada veículo se comportou nas simulações e qual teve menos infrações.

A plataforma online é a primeira em que é possível realizar simulações com carros autônomos e ter uma visão mais próxima da realidade.

A equipe da USP obteve o melhor desempenho em três das quatro categorias do desafio e conquistou o segundo lugar na categoria em que não venceu.

O carro autônomo da equipe da USP é resultado de um trabalho realizado desde 2010 no Laboratório de Robótica Móvel do ICMC, também responsável pelo primeiro teste de carro autônomo em vias públicas da América Latina em 2013.

** Com informações do Jornal da USP