Fogo que destroi, primavera que renova

Incêndio na Chapada dos Veadeiros consumiu mais de 60 mil hectares (Foto: Divulgação/ ICMBio)

A quinzena foi marcada pela ação do fogo:

Incêndios – Chapada dos Veadeiros, parques no sul, centro-oeste, sul, sudeste e norte arderam e queimaram milhares de hectares. A natureza está em alerta. A flora e fauna foram abaladas em seu equilíbrio;

Crimes – o incêndio da Chapada dos Veadeiros é investigado como criminoso porque “posseiros ou fazendeiros” não aprovam o aumento da reserva ambiental – berço das águas; o mesmo acontece na Amazônia com destruição de equipamentos do ICMBio e Ibama;

Destruição – na Califórnia, até as vinícolas queimaram no grande incêndio que devastou bairros inteiros nos arredores de Los Angeles; o homem, seus negócios e suas construções não foram poupados.

Mas, na primavera temos que ter consciência do nosso papel na sociedade. É preciso ser duro na fiscalização e nas ações que preservem a vida, os mananciais, as nascentes, o equilíbrio ecosustentável. O ser humano deve defender a vida, como centenas de voluntários que foram combater o fogo com os brigadistas na Chapada dos Veadeiros, em Portugal, na Califórnia, na Espanha ou na Grécia.

E ter o exemplo da primavera para renovar a esperança de melhorar sua casa, seu bairro, sua cidade, seu país… A transformação começa lendo essa newsletter, nesse momento, com sua determinação de fazer algo que contribua para uma vida melhor e sustentável.

Não desperdice essa oportunidade!

Destaques

Insuportável – A Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelou que a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu 403,3 partes por milhão (ppm) em 2016, índice recorde em 800 mil anos. Vamos tomar atitudes para diminuir a poluição do ar? Continue lendo

Especial ODS – Em uma sociedade, a desigualdade pode determinar os rumos de um país. Assim para termos uma sociedade mais justa e igualitária, a ONU definiu como 10º ODS a redução da desigualdade. Conheça quais são as metas.

COP 23 – A 23ª Conferência das Partes (ou COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (da sigla em inglês, UNFCC) terá lugar entre os dias 6 e 17 de novembro deste ano na cidade de Bonn, na Alemanha. ONB terá cobertura diária sobre as decisões e soluções dos comitês.