O mundo observa a COP23 e a mudança climática

(Foto: Reprodução/ Twitter/ UN Climate Change‏)

O assunto da Newsletter ONB desta quinzena não poderia ser outro, se não a COP 23, que reúne quase 200 países em Bonn, na Alemanha, até o dia 17. Nesta terça-feira (14), acontece mais uma rodada de negociações das Nações Unidas. Em jogo o esforço para que nos próximos 30 anos se faça a transição de baixo carbono de uma forma econômica e tecnicamente viável.

Um momento decisivo para o Brasil, que estabeleceu como metas pelos próximos 10 anos: reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis praticados em 2005 e reduzir o desmatamento a zero na Amazônia.

Hoje, também acontece o side event “A natureza pode ser uma solução para a adaptação da mudança climática e aumentar a resiliência?” em parceria com European Commission, IEFE- Bocconi University, Durham University, SPVS, UNDP Tunisia e o Banco Mundial. O evento vai discutir serviços ecossistêmicos, impactos da mudança climática e desastres associados, com base em estudos de casos bem-sucedidos e de medidas e políticas implementadas em áreas rurais e urbanas no Brasil, na Europa e na África.

Em contrapartida, algumas entidades isoladas norte-americanas tentam mostrar que, apesar de Trump ter abdicado do esforço mundial em reduzir as emissões de carbono, os Estados Unidos tem agentes importantes que se importam com o aquecimento global.

O Centro de Ação Climática dos EUA montou um pavilhão e um fórum com dezenas de líderes americanos, liderado pelo movimento We Are Still In, em coordenação com mais de 40 organizações. Participam: o empresário Michael Bloomberg, o governador Jerry Brown (Califórnia), a governadora Kate Brown (Oregon), o governador Jay Inslee (Washington), o senador Jeff Merkley (Oregon), o senador Ben Cardin (Maryland) e o senador Sheldon Whitehouse (Rhode Island)

Destaques

1 – 2017 será um dos três anos mais quentes da história

Um estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) constatou que 2017 deva se tornar um dos três anos mais quentes já registrados e com o maior número de fenômenos de grande impacto, como furacões, inundações, ondas de calor e seca.

2 – Novembro Azul

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo tumor que mais acomete os homens no Brasil, atrás do de pele não melanoma? Saiba como prevenir a doença.

3 – Super Lamborghini

No Blog Autos Elétricos, o editor-chefe do ONB, Walter Santos, conta sobre as inovações da indústria automobilística para desenvolver carros menos poluentes.